Os 3 Cs para um relacionamento feliz

Mulher tirando foto e homem lendo livro na relva

Existem 3 elementos fundamentais numa relação de casal feliz. A ausência de um destes elementos é uma porta aberta para que existam conflitos. 

Parece simples e até o é, mas até percebermos que é simples, pode parecer complicado.

O primeiro C é de Compromisso.
 
O nível de compromisso que colocamos num relacionamento determina o grau de felicidade que o mesmo é capaz de nos devolver.
 
Vamos reflectir…qual é o nosso nível de compromisso?
 
Supõe-se que quando avançamos para um relacionamento é porque a pessoa que estamos a escolher é a pessoa que acreditamos ser a indicada para partilhar a vida connosco.
 
Sabemos que ela reune as características e os requisitos que pensamos serem os necessários e os adequados para que a nossa vida a dois seja o que idealizamos.
 
Ou talvez a vida ou o amor nos tenha apanhado de surpresa e não tivemos ou não nos demos o tempo para reflectir acerca destes aspectos. E mergulhámos de cabeça.
 
E o relacionamento tem andado aos tropeços.
 
Não ouve tempo para reflectir, secalhar decidiu-se com amor, mas será que foi com amor consciente?
 
Estamos comprometidos? A fazer com que o relacionamento cresça, sobreviva a todas as tempestades e desafios que a vida lhe coloca, se renove, adapte, evolua e nos eleve?
 
Será que consigo pensar os benefícios da relação em vez de ver só nos meus benefícios?
 
Em que é que não estou comprometi@? Como me posso comprometer mais?

ItO Compromisso  also can help to remind yourself that these catastrophic thoughts aren’t “expressions of facts,” Rajaee said. Rather, they’re “expressions of fear”—our brain’s way of trying to protect us, she said.

O segundo C é de Confiança.
 
A confiança é um ingrediente básico para um relacionamento.
 
Sem confiança existe a desconfiança.
 
A desconfiança é como uma infiltração numa casa… começa por algo quase imperceptível, mas quando é alimentada abre uma fissura e acaba por gerar o colapso.
 
A desconfiança gera as dúvidas e as dúvidas são também o que alimenta a desconfiança.
 
Ambas são um reflexo de que não conhecemos o outro, de que não o estamos a amar mas sim a julgar e muitas vezes até a denegrir.
 
A confiança constrói-se por força da amizade, do respeito, e do compromisso.
 
Mas muitas vezes nos relacionamentos, mesmo que um dê todas as provas e demonstre de todas as maneiras o seu compromisso e amor, essas provas nunca são suficientes…porque do outro lado mora a desconfiança.
 
E a desconfiança é cega. Ou melhor, a desconfiança tem uma visão distorcida da realidade.
 
E quem é desconfiado é confiável? Talvez a maior parte das vezes não, para não dizer todas. Porque ele, ou ela, vê o que tem dentro. Projecta.
 
A confiança nutre-se com a entrega, com o dar, com o estar para o outro quando ele/a necessita.
 
Como podes melhorar o nível de confiança na tua relação?
 

Concern: You feel disconnected and lonely.

O terceiro C é de Calma.
 
Está provado cientificamente que a calma permite: escutar melhor, estar mais disponível para receber informação, ter mais empatia, claridade mental e sentido de humor.
 
Numa relação de casal, a calma permite-nos sentir empatia pelo outro e dirigir o diálogo de uma forma construtiva mesmo quando se está a dar uma discussão.
 
Permite abordar os problemas de uma forma mais construtiva evitando a escalada à discussão ou ao conflito.
 
Por outro lado, a falta de calma e o sentimento de nos sentirmos a transbordar, leva-nos a entrar no modo de ataque ou fuga, o que faz escalar a discussão e gera o conflito.
 
Um início de discussão áspero tem a tendência a fazer escalar uma discussão.
 
Vários inícios de discussão ásperos têm a tendência de criar conflitos e dinâmicas mecânicas que se instalam e das quais é mais difícil sair…são becos sem saída.
 
Não é difícil manter a calma se tivermos essa intenção. 🙂
 
Se estivermos numa discussão, descontrolados, e de repente o nosso chefe nos telefona, facilmente controlamos o nosso tom de voz e a nossa respiração para poder atender a chamada e falar de uma forma normal, certo?
Então é possível!
 
Dicas básicas para não deixar escalar uma discussão: 
  1. Respirar fundo 10x.
  2. Beber água.
  3. Se necessário retirarmo-nos por uns momentos.

Para